LA CUCINA DI BOLOGNA

Bologna é uma cidade medieval conhecida na Itália como “La Dotta, La Grassa, La Rossa”

La Dotta, pois foi em Bologna, em 1088 que nasceu a 1ª universidade do mundo ocidental. Lá estudaram famosos como Dante, Petrarca e Bocaccio.
La Grassa por ter uma das melhores cozinhas da Itália, muito substanciosa e saborosa, farta nos queijos, embutidos e vinhos. Para os bolonheses “mangiare bene” é uma prioridade absoluta. Não é por acaso que os produtos desta região são reconhecidos no mundo inteiro, como o Prosciutto di Parma, o Parmigiano Reggiano e a mortadella di Bologna. Aliás ingredientes do tradicional Tortellini, famoso no mundo todo.
La Grassa-1
“Si mangia più a Bologna in un anno che a Venezia in due, a Roma in tre, a Torino in cinque e a Genova in venti”  (Ippolito Nievo,Confessioni di un italiano, 1867).
Num pais extremamente montanhoso, a região de Bologna é favorecida pela planície do Pó, o maior rio da Itália e acaba se tornando o maior celeiro gastronômico.
La Rossa pelas cores da cidade, com seus palácios, igrejas, torres e telhados em tons avermelhados. O centro histórico é um dos mais bem conservados da Europa e é caracterizado pelos pórticos que se estendem por 40 km.

La Rossa-2 La Rossa-1